GEOGRAFIA


Carga Horária: 2.800 Horas
Duração do Curso: 3 anos

Modalidade: Licenciatura
Área: Ciências Humanas

Aulas aos finais de semana

Princípios Norteadores
● Ação reflexiva de forma constante
● Compreensão crítica do mundo social
● Capacidade de inovação
● Responsabilidade social
● Noção de sustentabilidade dos recursos naturais
● Capacidade de cultivar valores humanitários
● Prática de investigação científica
● Habiliidade de reformulação dos conhecimentos adquiridos
Perfil do Egresso
A dinâmica das transformações do mundo atual com as novas tecnologias, com os novos recortes de espaço e tempo, com a predominância do instantâneo e do simultâneo, com as complexas interações entre as esferas local e global, afetando profundamente o cotidiano das pessoas exige que a Geografia procure caminhos teóricos e metodológicos capazes de interpretar e explicar essa realidade dinâmica.
O Curso de Licenciatura em Geografia oferece a possibilidade de formação profissional, através do desenvolvimento do seguinte perfil profissional:
• dominar os fundamentos didáticos e pedagógicos e/ou de investigações necessárias à prática do ensino e da pesquisa geográfica;
• identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento e reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
• dominar técnicas cartográficas concernentes à aplicação do conhecimento geográfico;
•  contribuir na elaboração da reflexão crítica do mundo em sua multiplicidade política, cultural, econômica e do ambiente natural, a partir da espacialidade como reflexo das relações sociais;
• propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito da área de atuação da Geografia com vistas a contribuir para o desenvolvimento regional, atendendo às especificidades regionais e à preservação do meio ambiente local;
• organizar o conhecimento espacial, adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia;
• dedicar-se, enquanto licenciado em Geografia, a pesquisas e estudos das características físicas e humanas da terra e dos fenômenos que nela ocorrem;
•  participar de projetos que envolvem levantamentos de recursos naturais, conservação e estudo integrado do meio natural, relacionados com os aspectos físicos e humanos;
• estudar atividades humanas, como a distribuição étnica da população, organização política, social e econômica;
• manter o compromisso com a constante construção do conhecimento, produção técnico-científica e ética profissional;
• estabelecer a interação ao mundo do trabalho, aos princípios da cidadania e aos compromissos éticos com a vida e em suas diferentes manifestações naturais e sociais;
• garantir a autonomia científica, técnica e profissional;
• respeitar a pluralidade profissional e a inter(trans)disciplinaridade do conhecimento;
• dominar dos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da ciência geográfica;
• entender as dinâmicas sociais e naturais no processo de produção/organização do espaço geográfico e  aperfeiçoar crescentemente as habilidades gerais e específicas da Geografia.
Campo de Trabalho
A Geografia vem mudando e se transformando constantemente, na maneira de ver o mundo, procurando responder aos questionamentos e implicações que a ela são postos, produzindo teorias para explicar os fenômenos atribuídos à sua especificidade do saber.
Além de formar profissionais para o magistério dos níveis fundamental e médio, o curso de Geografia prepara para o exercício da função de geógrafo, voltada principalmente para as questões geográficas, econômicas, ambientais e sociais, bem como o "repensar" a Geografia e sua evolução. Isso porque se torna cada vez mais evidente a necessidade de se contar com profissionais realmente habilitados para desenvolver atividades relacionadas com as questões sócio-ambientais e com a pesquisa em nível local e regional, atuando não apenas no setor público, mas também no privado.
A formação do profissional de Geografia inclui a sua capacitação para produzir o conhecimento, posicionar-se criticamente frente à produção científica, bem como transmitir aos educandos não somente um saber determinado, mas principalmente desenvolver-lhes uma postura crítica frente à realidade que os cerca. O geógrafo deve ser capaz de dominar o processo de produção do conhecimento e, além disso, ter domínio sobre o processo de socialização desse conhecimento.