l. PERFIL INSTITUCIONAL.
1.1.
MISSÃO DO CETECS.
Produzir
e disseminar conhecimentos nos diversos campos do saber, contribuindo para o
exercício profissional dos graduados mediante formação especializada,
humanista, critica e reflexiva, conseqüentemente preparando profissionais
competentes, éticos e atualizados para o mundo do trabalho presente e futuro,
bem como para contribuir para a melhoria da qualidade de vida na globalização
educacional.
Elevar o potencial
de inserção no mercado de trabalho, com indivíduos capazes de se ajustar de
forma flexível às mudanças no mercado de trabalho e de continuar a se
aperfeiçoar.
1.2. OBJETIVOS DO CETECS.
I - Estimular a criação cultural e o
desenvolvimento do espírito cientifico e do pensamento critico e reflexivo.
II
- formar especialistas áreas de conhecimento especifico, vinculadas à educação
superior, apto para inserção em setores profissionais e para a participação no
desenvolvimento da sociedade brasileira.
III
- incentivar o trabalho de pesquisa e investigação cientifica, visando o
desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação de difusão da cultura e
o entendimento do homem e do meio em que vive;
IV
- promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que
constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de
publicações ou de outras formas de comunicação.
V -
suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e
possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que
vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do
conhecimento.
VI
- a formação de profissionais especialistas;
VII
- a realização de pesquisas e estímulos de atividades criadoras.
VIII
- a extensão do ensino à comunidade local e nacional, mediante cursos e
serviços.
IX - estimular o conhecimento dos problemas do mundo
presente, em particular os regionais e nacionais, prestar serviços
especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de
reciprocidade;
l.3. METAS DO CETECS.
Contribuir
com a promoção de atendimento especializado a todos os seguimentos
educacionais, valorizando potencialidades, promovendo momentos de reflexão para
a cidadania e a construção de recursos necessária para atender as necessidades
especifica de cada área de atendimento conforme os cursos oferecidos.
2 - DIRETRIZES DAS AÇÕES ACADÊMICAS DO
CETECS.
Ø Produzir conhecimentos
resultantes de linhas de pesquisa e de extensão que considerem a realidade
brasileira e sua inserção no cenário regional e nacional, favorecendo a
evolução cultural, científica e tecnológica do País.
Ø Estimular atividades cujo
desenvolvimento implique em relações interdisciplinares e interprofissionais
dos setores do CETECS.
Ø Possibilitar novos meios e
processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, permitindo a
ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social do País.
Ø Atender os dispositivos legais
(LDB n° 9.394/96, Decretos, Pareceres, Resoluções, Portarias do MEC e do CNE).
2.1 DIRETRIZES DAS AÇÕES DE GESTÃO DO CETECS.
Ø Estimular a participação e o
comprometimento do corpo social do CETECS-
no planejamento, organização e gestão institucional.
Ø Desenvolver uma política de
recursos humanos que garanta a capacitação e o treinamento do corpo social, visando
aprimorar os instrumentos e as estratégias de atuação no processo de trabalho.
Ø Tornar permanente a avaliação
institucional das avaliações acadêmicas e administrativas como um dos pilares
da qualidade
Ø Aprimorar o sistema de
geração, captação e sistematização dos dados acadêmicos e administrativos,
permitindo o planejamento organizacional, bem como a avaliação continuada dos
produtos e processos.
2.2 DIRETRIZES DAS AÇÕES SOCIAIS E
CULTURAIS DO CETECS.
Ø Desenvolver ações aos
diferentes setores da sociedade, objetivando ampliar a integração do CETECS e o
corpo social do País.
Ø Contribuir para ampliar o
processo de consolidação da cidadania brasileira, mediante a formulação de
propostas acadêmicas pertinentes à melhor percepção e exercício dos deveres e
direitos do cidadão.
Ø Estimular propostas, projetos
e ações que visem maior participação do CETECS no campo da cultura, da arte, da
ciência e da tecnologia.
Ø Prestar serviços à sociedade,
de acordo com sua vocação e com o produto de interesse acadêmico - em âmbito
filosófico, cientifico, artístico e tecnológico, por meio de ações de ensino,
pesquisa e extensão. Esta diretriz deve ser considerada como um trabalho
social, ou seja, ação deliberada que produz conhecimentos a partir da realidade
e sobre esta realidade atua, visando a transformação social.
Ø Contribuir para valorização,
preservação, defesa e divulgação do patrimônio natural, cultural e social do
País, por meio de programas de ensino, pesquisa e extensão vinculada aos cursos
técincos, graduação e especialização.
Ø Desenvolver parcerias com
instituições nacionais e internacionais, objetivando a operacionalização de
programas e projetos voltados à produção do conhecimento científico e
tecnológico.
3. PROGRAMAS DA GESTÃO ACADÊMICA DO CETECS: AÇÕES
v Programa de implantação dos
cursos técnicos, graduação e pós-graduação em extensão.
v Programa de Avaliação
Institucional.
v Programa de implantação e
consolidação da interação com a comunidade cientifica na pesquisa e na
extensão.
v Programa de divulgação dos
produtos acadêmicos.
v Programa de implantação,
implementação e consolidação de linhas e grupos de pesquisa.
v Programa de fomento e acesso
às fontes de financiamento para as atividades de pesquisa e extensão.
v Programa de ampliação,
modernização e informatização do acervo bibliográfico para cursos técnicos,
graduação e especialização.
v Programa de ampliação,
modernização e informatização dos laboratórios, equipamentos e recursos.
v Programa de Parcerias e
Intercâmbios envolvendo a área acadêmica.
v Programa de Educação a
Distância: iniciando pelos cursos de extensão e aperfeiçoamento até os cursos
de especialização – lato-sensu.
4. O CONCEITO DO CETECS: DE MELHOR NO
GÊNERO.
Cada
curso tem como meta se consolidar como o melhor no gênero. Cada curso define
seu perfil e o mercado a que se dirige. Isso vale tanto para a definição do
perfil do egresso quanto dos profissionais envolvidos. A marca registrada de
cada curso é a formação de profissionais competentes, criativos, autônomos,
capazes de empresariar a si mesmos e encontrar saídas e mercados para aplicar e
desenvolver seus talentos e habilidades.
Isso
implica uma coordenação entre os mecanismos de recrutamento e seleção de
alunos, os currículos, o perfil a ser desenvolvido e a integração com os
mercados de trabalho de cada ocupação. Implica também, o estabelecimento de uma
identidade própria, uma diferenciação de perfil e condições de trabalho para
cada unidade ou curso técnicos, graduação e especialização.
JUSTIFICATIVA
O CETECS é uma
instituição em expansão, dada ao arrojo de seus dirigentes que conseguem
expandir-se com recursos advindos apenas da captação crescente de matrículas em
todos os cursos oferecidos. Posto isto, a sua diretoria, por conta da crescente
procura de seu corpo discente, achou conveniente oferecer seus serviços de cursos
técnicos, graduação e pós-graduação “Latu Sensu”, para melhor atender os que
almejam um trabalho de qualidade e de baixo custo ao povo carente e ávido por
esse serviço.
De acordo com as
recentes transformações no mundo do trabalho e as exigências da globalização, a
presença do profissional capacitado, não está restrita apenas ao campo escolar.
Podemos dizer que o técnico, graduado e especialista hoje está empenhado em
pensar os rumos práticos que as instituições educacionais terão de assumir,
para não sucumbirem mediante a mundialização neoliberal.
O Brasil, como
um país em desenvolvimento, dispõe de um potencial a ser impulsionado, a fim de
que encontre um caminho que garanta sua presença no contexto da América Latina.
Para responder a
essas expectativas, é necessário pensar em uma educação com profissionais
qualificados e comprometidos em formar hábitos, habilidades, valores, atitudes
e convicções nos educandos, de modo que esses participem ativamente na vida
sócio-politico-econômico-cultural da sociedade em que estão inseridos.
O técnico,
graduado e especialista investiga a natureza das finalidades de sua atuação
como processo social, bem como as metodologias apropriadas para a formação dos
indivíduos, tendo em vista o seu desenvolvimento humano para as tarefas na vida
em sociedade.
Mediante esses
pressupostos, justifica-se a criação
dos cursos Técnicos, graduação e Pós-Graduação”Lato Sensu” no CETECS – Centro de Educação Técnico e Superior em Extensão
LTDA, oportunizando uma sólida formação da clientela, além de formar habilidades para enfrentar com
sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à vida, despertando a todos
para a reflexão inovadora, crítica e independente.
Essas
considerações justificam a necessidade de uma sólida preparação profissional
face às exigências postas pelo ser pensante e no trabalho docente.
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