sexta-feira


l. PERFIL INSTITUCIONAL.

1.1.            MISSÃO DO CETECS.
Produzir e disseminar conhecimentos nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício profissional dos graduados mediante formação especializada, humanista, critica e reflexiva, conseqüentemente preparando profissionais competentes, éticos e atualizados para o mundo do trabalho presente e futuro, bem como para contribuir para a melhoria da qualidade de vida na globalização educacional.
Elevar o potencial de inserção no mercado de trabalho, com indivíduos capazes de se ajustar de forma flexível às mudanças no mercado de trabalho e de continuar a se aperfeiçoar.

1.2. OBJETIVOS DO CETECS.
I - Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito cientifico e do pensamento critico e reflexivo.
II - formar especialistas áreas de conhecimento especifico, vinculadas à educação superior, apto para inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira.
III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação cientifica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação de difusão da cultura e o entendimento do homem e do meio em que vive;
IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento.
VI - a formação de profissionais especialistas;
VII - a realização de pesquisas e estímulos de atividades criadoras.
VIII - a extensão do ensino à comunidade local e nacional, mediante cursos e serviços.
IX - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os regionais e nacionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

l.3. METAS DO CETECS.
Contribuir com a promoção de atendimento especializado a todos os seguimentos educacionais, valorizando potencialidades, promovendo momentos de reflexão para a cidadania e a construção de recursos necessária para atender as necessidades especifica de cada área de atendimento conforme os cursos oferecidos.

2 - DIRETRIZES DAS AÇÕES ACADÊMICAS DO CETECS.
Ø  Produzir conhecimentos resultantes de linhas de pesquisa e de extensão que considerem a realidade brasileira e sua inserção no cenário regional e nacional, favorecendo a evolução cultural, científica e tecnológica do País.
Ø  Estimular atividades cujo desenvolvimento implique em relações interdisciplinares e interprofissionais dos setores do CETECS.
Ø  Possibilitar novos meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social do País.
Ø  Atender os dispositivos legais (LDB n° 9.394/96, Decretos, Pareceres, Resoluções, Portarias do MEC e do CNE).

2.1 DIRETRIZES DAS AÇÕES DE GESTÃO DO CETECS.
Ø  Estimular a participação e o comprometimento do corpo social do CETECS- no planejamento, organização e gestão institucional.
Ø  Desenvolver uma política de recursos humanos que garanta a capacitação e o treinamento do corpo social, visando aprimorar os instrumentos e as estratégias de atuação no processo de trabalho.
Ø  Tornar permanente a avaliação institucional das avaliações acadêmicas e administrativas como um dos pilares da qualidade
Ø  Aprimorar o sistema de geração, captação e sistematização dos dados acadêmicos e administrativos, permitindo o planejamento organizacional, bem como a avaliação continuada dos produtos e processos.

2.2 DIRETRIZES DAS AÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS DO CETECS.
Ø  Desenvolver ações aos diferentes setores da sociedade, objetivando ampliar a integração do CETECS e o corpo social do País.
Ø  Contribuir para ampliar o processo de consolidação da cidadania brasileira, mediante a formulação de propostas acadêmicas pertinentes à melhor percepção e exercício dos deveres e direitos do cidadão.
Ø  Estimular propostas, projetos e ações que visem maior participação do CETECS no campo da cultura, da arte, da ciência e da tecnologia.
Ø  Prestar serviços à sociedade, de acordo com sua vocação e com o produto de interesse acadêmico - em âmbito filosófico, cientifico, artístico e tecnológico, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Esta diretriz deve ser considerada como um trabalho social, ou seja, ação deliberada que produz conhecimentos a partir da realidade e sobre esta realidade atua, visando a transformação social.
Ø  Contribuir para valorização, preservação, defesa e divulgação do patrimônio natural, cultural e social do País, por meio de programas de ensino, pesquisa e extensão vinculada aos cursos técincos, graduação e especialização.
Ø  Desenvolver parcerias com instituições nacionais e internacionais, objetivando a operacionalização de programas e projetos voltados à produção do conhecimento científico e tecnológico.

3. PROGRAMAS DA GESTÃO ACADÊMICA DO CETECS: AÇÕES
v  Programa de implantação dos cursos técnicos, graduação e pós-graduação em extensão.
v  Programa de Avaliação Institucional.
v  Programa de implantação e consolidação da interação com a comunidade cientifica na pesquisa e na extensão.
v  Programa de divulgação dos produtos acadêmicos.
v  Programa de implantação, implementação e consolidação de linhas e grupos de pesquisa.

v  Programa de fomento e acesso às fontes de financiamento para as atividades de pesquisa e extensão.
v  Programa de ampliação, modernização e informatização do acervo bibliográfico para cursos técnicos, graduação e especialização.
v  Programa de ampliação, modernização e informatização dos laboratórios, equipamentos e recursos.
v  Programa de Parcerias e Intercâmbios envolvendo a área acadêmica.
v  Programa de Educação a Distância: iniciando pelos cursos de extensão e aperfeiçoamento até os cursos de especialização – lato-sensu.

4. O CONCEITO DO CETECS:  DE MELHOR NO GÊNERO.
Cada curso tem como meta se consolidar como o melhor no gênero. Cada curso define seu perfil e o mercado a que se dirige. Isso vale tanto para a definição do perfil do egresso quanto dos profissionais envolvidos. A marca registrada de cada curso é a formação de profissionais competentes, criativos, autônomos, capazes de empresariar a si mesmos e encontrar saídas e mercados para aplicar e desenvolver seus talentos e habilidades.
Isso implica uma coordenação entre os mecanismos de recrutamento e seleção de alunos, os currículos, o perfil a ser desenvolvido e a integração com os mercados de trabalho de cada ocupação. Implica também, o estabelecimento de uma identidade própria, uma diferenciação de perfil e condições de trabalho para cada unidade ou curso técnicos, graduação e especialização.

 JUSTIFICATIVA
O CETECS  é uma instituição em expansão, dada ao arrojo de seus dirigentes que conseguem expandir-se com recursos advindos apenas da captação crescente de matrículas em todos os cursos oferecidos. Posto isto, a sua diretoria, por conta da crescente procura de seu corpo discente, achou conveniente oferecer seus serviços de cursos técnicos, graduação e pós-graduação “Latu Sensu”, para melhor atender os que almejam um trabalho de qualidade e de baixo custo ao povo carente e ávido por esse serviço.
De acordo com as recentes transformações no mundo do trabalho e as exigências da globalização, a presença do profissional capacitado, não está restrita apenas ao campo escolar. Podemos dizer que o técnico, graduado e especialista hoje está empenhado em pensar os rumos práticos que as instituições educacionais terão de assumir, para não sucumbirem mediante a mundialização neoliberal.
O Brasil, como um país em desenvolvimento, dispõe de um potencial a ser impulsionado, a fim de que encontre um caminho que garanta sua presença no contexto da América Latina.
Para responder a essas expectativas, é necessário pensar em uma educação com profissionais qualificados e comprometidos em formar hábitos, habilidades, valores, atitudes e convicções nos educandos, de modo que esses participem ativamente na vida sócio-politico-econômico-cultural da sociedade em que estão inseridos.
O técnico, graduado e especialista investiga a natureza das finalidades de sua atuação como processo social, bem como as metodologias apropriadas para a formação dos indivíduos, tendo em vista o seu desenvolvimento humano para as tarefas na vida em sociedade.

Mediante esses pressupostos, justifica-se a criação dos cursos Técnicos, graduação e Pós-Graduação”Lato Sensu” no CETECS – Centro de Educação Técnico e Superior em Extensão LTDA, oportunizando uma sólida formação da clientela,  além de formar habilidades para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à vida, despertando a todos para a reflexão inovadora, crítica e independente.
Essas considerações justificam a necessidade de uma sólida preparação profissional face às exigências postas pelo ser pensante e no trabalho docente.

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